Agentes penitenciários da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) de Santa Maria realizam, durante toda a terça-feira, uma paralisação contrária aos cortes feitos pelo governo estadual na área de segurança pública.
Pela manhã, cerca de 35 agentes penitenciários e administrativos, que estavam de folga, foram até o Hemocentro Regional para realizar uma doação de sangue coletiva.
De acordo com uma liderança da Susepe, que preferiu não se identificar, a iniciativa objetiva mostrar à população e, principalmente, ao governo, que os trabalhadores da categoria "doam a própria vida para proteger a população, se arriscando em prol da segurança pública".
Após a doação de sangue, os agentes penitenciários devem seguir até as casas prisionais para manifestar apoio aos demais funcionários que estão de plantão. As atividades nas casas prisionais não devem sofrer alterações e também não serão interrompidas.
Com a paralisação, apenas os serviços previstos por lei serão mantidos nesta terça, como alimentação, movimentação no pátio das casas prisionais e atendimentos médicos de emergência. Não serão cumpridos mandados de prisão, operações policiais e procedimentos que envolvam a polícia judiciária.
Às 14h30min, está prevista uma reunião com representantes da Polícia Civil, na Praça Saldanha Marinho.
"